O conceito de multiletramentos aponta a existência de uma multiplicidade de linguagens nos textos (impressos, digitais, em mídias audiovisuais) que circulam na diversidade cultural. Esses textos são interativos, colaborativos, híbridos em linguagens, mídias e culturas.
O termo multiletramentos surgiu no intuito de englobar as atuais discussões referentes às novas pedagogias do letramento e difere do conceito de letramentos por este se referir à multiplicidade e variedade das práticas letradas da nossa sociedade e aquele fazer referência tanto à multiplicidade cultural quanto à ...
A Pedagogia dos Multiletramentos visa ao desenvolvimento da capacidade de agência na construção de sentidos, com sensibilidade para as diferenças, mudanças e inovações, o que a faz uma pedagogia mais “produtiva, relevante, inovadora, criativa e capaz de transformar a vida” (COPE; KALANTZIS, 2013, p. 2).
Os estudos sobre multiletramentos enfatizam a importância do desenvolvimento da capacidade crítica de leitores para que interpretem e produzam textos constituídos por cores, sons, imagens, movimentos.
O artigo demonstra a importância dos multiletramentos na Redação Científica no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio, pois, ao apresentar a prática da pesquisa e sua relevância na formação básica, propicia aprimorar o seu conhecimento científico e familiarizá-lo com as novas tecnologias, tendo em vista a ...
Especificamente a palavra multiletramento é citada 10 vezes na BNCC para definir as práticas de leitura e produção de textos construídos a partir de diferentes linguagens (sonoras, visuais, escritas, corporais e digitais) e que, por isso, exigem letramentos diversificados.
Os processos de multiletramentos na escola poderão, assim, promover uma reflexão sobre os processos de aprendizagem: o aspecto pedagógico, que prevê ações de como ensinar, com um planejamento sistemático; o uso da capacidade discursiva dos interlocutores e ampliação das práticas pedagógicas que possibilitem uma ...
Os multiletramentos funcionam, segundo ela, pautando-se em algumas características importantes: a) são interativos (colaborativos); b) fraturam e transgridem as relações de poder estabelecidas; e c) são híbridos, fronteiriços, mestiços (de linguagens, modos, mídias e culturas) (p. 23).
Multiletramento (Multiliteracy) é um termo criado na década de 90 por um conjunto de acadêmicos (New London Group) empenhados no desenvolvimento de uma nova pedagogia de alfabetização. ... Portanto, o multiletramento propõe uma alfabetização que seja tributária da Linguística Contrastiva e explore as variantes da língua.
Os multiletramentos funcionam, segundo Rojo, pautando-se em algumas características importantes: a) são interativos (colaborativos); b) fraturam e transgridem as relações de poder estabelecidas; e c) são híbridos, fronteiriços, mestiços (de linguagens, modos, mídias e culturas) (ROJO; MOURA, 2012, p. 23).
Os multiletramentos estão relacionados com a atual produção dos textos em seus diversos formatos e modalidades e os meios em que eles estão alojados, sendo assim, os textos mudam seus formatos a partir da multimodalidade - infográficos, fluxogramas, gráficos, etc.
Os novos letramentos abarcam uma noção de linguagem como prática social (BRANDT; CLINTON, 2002) e a compreensão de que é necessário proporcionar o desenvolvimento do senso crítico dos cidadãos/ alunos (BRASIL, 2006), objetivando a mudança social. ... Palavras-chave: Novos letramentos.
Um forte exemplo de hipertexto são os artigos na internet. No corpo do texto eles apresentam diversos links ("ligação" em inglês) ou hiperlinks nas palavras ou nos assuntos que estejam relacionados. ... Além dos artigos da internet, um livro de contos, dicionários e enciclopédias são considerados exemplos de hipertextos.
O termo hipertexto, de acordo com as várias definições de autores, pode ser definido como um processo de escrita e leitura não-linear, que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea, na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons.
Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.
o hipertexto é um sistema que prescinde de uma unidade formal para subsistir como tal. Suas linhas, isto é, suas textualidades são diacronicamente voláteis, embora sincronicamente determináveis. É um sistema cuja única face é a multiplicidade (NONATO, 2006, p. 33).
Theodor Nelson