gasolina
Gasolinas. Combustível mais consumido no Brasil, a gasolina também chamada de gasolina C tem como origem o petróleo, passando por vários processos, como por exemplo a destilação, etapa mais utilizada no país.
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).
A DT Clean, gasolina aditivada da rede Ipiranga, cumpre o que promete. Limpa o motor e, em consequência disso, melhora sua performance. Mas não vá achando que toda propaganda é assim! As gasolinas com maior octanagem, por exemplo, só aumentam o desempenho de alguns automóveis.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
De modo geral, é vantajoso abastecer com gasolina aditivada, contudo, como muitos sabem, ela é mais cara em relação às demais. Mas compensa pelos benefícios apresentados ao motor do veículo.
Os valores giram entre R$ 600 mil podendo chegar até R$ 1,5 milhão. Todavia, estima-se que o retorno de investimento é atingido entre 16 e 18 meses. O faturamento mensal costuma ser de 40 a 80 mil reais.
Muito mais positivos do que negativos. Porque o aditivo da gasolina é que impede a formação de depósitos de sujeiras, um verdadeiro carvão, os tais depósitos carboníferos no interior do motor. Essa é a vantagem da gasolina aditivada: manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta.
Gasolina Comum: É um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor. ... Gasolina Aditivada: É composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira.
Mas a resposta é não. A gasolina aditivada não aumenta o consumo de combustível do carro. Pelo contrário: ela consegue até promover uma redução no consumo, já que otimiza a eficiência do conjunto. Isso devido à presença dos mais diversos aditivos que conseguem limpar o aparato e otimizar a octanagem.
"O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo", comenta Pereira. Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo.
A gasolina aditivada pode ficar armazenada por um tempo duas vezes maior quando comparado ao da gasolina comum. Afinal, ela possui redutores de oxidação possibilitando uma estocagem de até 18 meses em postos de combustível. Já nos carros, ela tem um prazo de validade superior a 10 meses.
Não exatamente. Normalmente, os motores de equipamentos da Stihl precisam de uma Mistura de Combustível. Esta mistura é composta por gasolina e óleo de motor. ... Em caso de motores 2 tempos, por exemplo, você deve obrigatoriamente usar um óleo que tenha a classificação API para motores refrigerados a ar.
Não utilize gasolina PREMIUM ou ADITIVADA. ... Evite armazenar gasolina, pois ela tende a perder o poder de detonação com o passar do tempo. • Sempre abasteça sua bicicleta motorizada com o motor FRIO e DESLIGADA.
Ao usar uma gasolina Aditivada os motores ficarão mais limpos e em melhores condições de funcionamento, e seu custo de manutenção será menor. A gasolina Premium possui maior octanagem que a gasolina Comum.
10 dias
Qual a proporção da mistura de óleo e combustível para os motores 2 tempos STIHL? Exemplo: 1 litro de gasolina + 20ml de óleo STIHL. * A descarbonização se faz necessária após 600 horas de uso. Exemplo: 1 litro de gasolina + 40ml de óleo API.
Já a colocação de gasolina em um carro a diesel irá causar danos, mas sempre dependerá da quantidade de gasolina injetada. Se for inserida uma quantia considerável (mais de uma quarta parte do depósito), é possível que o motor ligue, mas vai parar imediatamente.