O acorde de Lá menor com sétima tem o intervalo de terça menor, ou seja, entre a nota Lá e a nota Dó existe um intervalo de terça menor, e é este primeiro intervalo que faz o acorde ser menor e não maior.
Eu vi em um app em inglês para tablet que o acorde G7 era chamando de "Sol dominante com 7a." e era tocado com G na mão esquerda e B - F - G na mão direita. No curso aqui na MusicDot, aprendi que esse acorde - se estou correto - seria um "Sol maior com 7a. menor" e seria composto pelas notas G - B - D - F.
No teclado fica assim: Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde. Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol. Teremos então a nota sol.
Síb é a sétima da escala da Dó menor.
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Terça maior é o terceiro grau da escala maior ou escala diatônica. Exemplo: na escala de sol maior temos sol (tônica), lá (segunda maior), si (terça maior), dó (quarta justa), ré (quinta justa), mi (sexta maior) e fá sustenido (sétima maior).
Essa nota deve ser a mais grave do acorde. Terça: A terça (maior ou menor) em relação à nota fundamental. Quinta: A quinta (justa, aumentada ou diminuta) em relação à nota fundamental.
Se o Dó é a 1ª nota musical, porque o acorde “A” é o Lá? Super.