Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese. Durante a clivagem as divisões mitóticas são rápidas e dão origem as células chamadas blastômeros.
Podemos classificar o desenvolvimento dos animais em direto e indireto. Nesse último caso, está relacionado aos processos de metamorfose. No nascimento, alguns organismos são bem diferentes de um organismo adulto da mesma espécie.
Resposta
As baratas em desenvolvimento dentro do corpo se alimentam das gemas dos ovos, assim como fariam se os ovos estivessem fora do corpo. Uma espécie é vivípara – suas crias se desenvolvem em um fluido dentro do útero da mãe, assim como fazem muitos mamíferos. As espécies ovovivíparas e vivíparas geram crias vivas.
Hemimetabolia é um termo usado para descrever o modo de desenvolvimento de determinados insectos que inclui três fases distintas: o ovo, a ninfa e o estágio adulto ou imago.
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.
A metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos.
Metamorfose Incompleta A fase de larva (ninfa) dos hemimetábolos não apresenta diferenças no hábito de vida em relação ao adulto, além disso não possuem pupa. Alguns exemplos são libélulas e mosquitos, cujas ninfas têm vida aquática e adquirem asas na forma adulta.
O processo de metamorfose. Nesse processo é construído um casulo que envolve a larva ocorrendo as transformações. Podemos citar as borboletas, bem como as vespas e até mesmo besouros como insetos que fazem parte desse processo.
O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.