O principal diferencial do Just in time era na linha de produção, o método tinha um resultado bastante produtivo através do uso de cartões chamados Kanban. Sua principal finalidade era produzir apenas o necessário e no momento certo, seguindo a concepção de combater os desperdícios de forma contínua (Filosofia Kaizen).
O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. ... O sistema produtivo pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda a reduzir estoques e também custos com processos.
Há desvantagens? As principais vantagens de fabricar apenas o necessário são a quase eliminação total do desperdício no processo de produção e a fabricação de produtos de qualidade.
Os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos são: Lei da oferta e da procura, a empresa não consegue competir com um produto igual, produzido em larga escala e com um preço de mercado reduzido; A empresa pode não estar preparada para mudanças bruscas no mercado (aumento da procura de seus ...
Taiichi Ohno que continuou a melhorar o processo posto em prática por Toyota, credita suas contribuições ao STP a dois conceitos principais, o primeiro conceito do livro de Henry Ford Today and Tomorrow, era a linha de montagem em movimento que providencia as bases para a produção e os sistemas de montagem usadas na ...
Just-in-time: A base do Sistema Toyota de Produção Em cada tarefa que desempenhamos durante o trabalho, podemos encontrar uma maneira de eliminar pequenos atrasos que roubam a produtividade, esse é o objetivo do TPS. Para isso, foram desenvolvidas algumas ferramentas como a que veremos agora: o modelo Just-in-time.