O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Ou seja, a importância do Dia do Fico no processo de independência no Brasil foi que permitiu que Dom Pedro I surgisse como figura protagonista posteriormente, proclamando a independência.
O dia 9 de janeiro ficou conhecido como Dia do Fico porque o principe regente do Brasil D. Pedro I decidiu permancer no Brasil, contrariando a ordens da Coroa Potuguesa para que ele saísse do país.
Esse movimento resultou, em 9 de janeiro de 1822, no “Dia do Fico”. Nesse dia, durante uma audiência do Senado, D. Pedro teria dito as seguintes palavras: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico”|2|.
Resposta: O Dia do Fico foi o evento histórico onde o príncipe Dom Pedro I decidiu desobedecer as ordens da Coroa Portuguesa e ficar no Brasil, contrariando os interesses dos nobres portugueses, que desprezavam e zombavam da figura de Dom Pedro.
Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por d. Pedro I. A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822.
Os dois países compartilham uma língua e religião comum, sendo parte do mundo lusófono. Pela ligação histórica entre as duas nações, Portugal é chamada de "pátria mãe" do Brasil. ... Outro ponto, é que a comunidade portuguesa no Brasil ainda existe, assim como há comunidade brasileira em Portugal.