A relação existente entre o mito e a filosofia é de oposição, contrariedade, pois procuram buscar soluções de formas diferentes,opostas.
A diferença é que: no MITO a história contada é real, mas os fatos não e o mito narra a criação de tudo e de todos fabulosamente. Já a CIÊNCIA diz e prova sua teoria, são provas concretas. A FILOSOFIA não acredita em mitos, ela assim como a ciência usa o raciocínio.
Resposta. sim,o mito se baseia na realidade. para um mito existir é porque aconteceu algo no passado,a origem do mito muitas vezes tem um fundamento na realidade nada surge do nada, tem que haver que mito seja verdade só que se baseia na realidade.
Resposta. Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. ...
Resposta. Segundo os Iorubás antes do mundo ser criado, já existia um Deus superior chamado Olorum, que também é conhecido como Olodumaré, entre Olorum e os seres humanos existiam, ou melhor, existem, Orixás que simbolizam e controlam as forças da natureza. E foi essa a parte que me chamou mais atenção.!
b) Dentre os mitos mais populares, podemos encontrar: 1º) Falar que comer manga com leite faz mal à saúde. 2º) Falar que jogar o dente em cima do telhado da casa ajuda no nascimento de dentes mais saudáveis. ... c) Falar que comer manga com leite não é bom para a saúde.
Mito é uma história verdadeira, de caráter sagrado, com perspectiva religiosa, que conta (narrador) alguma revelação primordial e apresenta modelos exemplares de conduta humana, dão sentido e valor à existência humana.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a criação da palavra.