"A imunidade formal confere ao parlamentar a impossibilidade de prisão, salvo casos excepcionais e, ainda, a possibilidade de a Casa respectiva do congressista sustar o andamento de processos criminais instaurados em seu desfavor.
Brasil. A Constituição Brasileira concede imunidade parlamentar a membros da Câmara dos Deputados e do Senado. No Brasil, isso não se aplica aos crimes cometidos antes da posse do deputado. Os membros do parlamento podem ser presos apenas por crimes cometidos em flagrante por um crime sem possibilidade de fiança.
A imunidade formal ou imunidade processual está relacionada à prisão dos parlamentares. A prerrogativa isenta o detentor de mandato eletivo do Poder Legislativo da possibilidade de ser ou permanecer preso pela prática de quaisquer crimes comuns inafiançáveis.
Agentes diplomáticos e consulares fazem jus a privilégios e imunidades junto às autoridades locais quando cumprem missão junto a representações de seu país no exterior, mas não gozam de qualquer imunidade em seu próprio país.
O correio diplomático é um funcionário que transporta a mala diplomática, conforme previsto na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. ... A mala diplomática poderá ser confiada ao comandante de uma aeronave comercial.
Atualmente, Brasília tem 133 embaixadas. Outros 59 países têm embaixadores creditados para o Brasil, mas a maioria destes reside em Washington, Buenos Aires ou então em Havana.
Governador recebe diplomata indicado para o cargo de embaixador do Brasil nos EUA. O governador Eduardo Leite recebeu o indicado pelo governo federal para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor José Forster Junior, nesta segunda-feira (17/2), no Palácio Piratini.