Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos. O processo de gametogênese na mulher é chamado de ovogênese ou oogênese, já o processo de formação de gametas no homem é chamado de espermatogênese.
Os espermatozóides são transportados passivamente dos túbulos seminíferos para o epidídimo, onde são armazenados e tornam-se maduros. Ele é continuo com o ducto deferente que transporta os espermatozóides para a uretra.
O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra. Quando há uma excitação os espermatozóides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação.
Dessa forma, podemos dizer que o caminho dos espermatozoides é: túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferentee uretra.
No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células de Leydig. O responsável por estimular a produção desse hormônio é o LH, também chamado no homem de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH).
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
Os testículos são órgãos do sistema reprodutor masculino, mais precisamente glândulas sexuais (gônadas) responsáveis pela produção de espermatozóides e hormônios. Estão localizados atrás do pênis e envolvidos pela bolsa escrotal, possuem forma oval e cerca de 4 centímetros de diâmetro e 5 centímetros de comprimento.
O que fazer para aumentar a testosterona
Formação. Os genitais masculinos têm a mesma origem embrionária dos genitais femininos. Os testículos são formados dentro da cavidade abdominal do menino durante a gestação.
Normalmente, os indivíduos do sexo masculino possuem dois testículos. Cada um apresenta-se envolto por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea. Esta última é espessada na superfície dorsal dos testículos para dar origem ao mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos.
O saco escrotal precisa ficar 1°C mais baixo do que a temperatura do corpo. Em dias frios, ele se encolhe, para proteger as células que formam os espermatozoides. Em dias quentes, ele relaxa, para ficar mais fresco e poder realizar meioses.
As principais funções dos testículos são a produção do hormônio masculino testosterona, e a produção dos gametas sexuais masculinos, os espermatozoides.