Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de ...
A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
1 O sujeito da educação especial tem sido identificado, no Brasil, como a pessoa com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação. Essa definição tem como referência a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008).
PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte. O paradigma da institucionalização é fundado na ideia de proteger os deficientes criando ambientes especiais para eles, separando-os de suas famílias e da comunidade.
Nessa perspectiva, quais as três abordagens inclusivas que, por exemplo, um aluno com deficiência intelectual pode participar? A) Ensino colaborativo – Supervisão de colaboração – Ensino inclusivo. B) Consultoria colaborativa – Ensino direcionado – Sala de inclusão.
No nível de segregação as pessoas são distanciadas da sociedade e da família, geralmente atendidas em instituições específicas por motivos religiosos ou filantrópicos, e têm pouco ou nenhum controle sobre a qualidade da atenção recebida.
Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. ... Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo principal promover o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, em escolas regulares ou especializadas, em todos os níveis e graus do sistema de ensino.
No caso do trabalho com educação, o mercado apresenta alguns diferenciais interessantes. Um deles é a valorização da experiência: em oposição a outras áreas, nas quais existe um foco na busca por profissionais mais jovens, as instituições educativas valorizam os professores com maior tempo de sala de aula.
Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.
em cursos de licenciatura em educação especial associados ou não à licenciatura para a educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental; II. em curso de pós-graduação específico para educação especial; III. em programas especiais de complementação pedagógica nos termos da legislação vigente. Art.
Profissão Educador Especial: salário e carreira na área de EDUCAÇÃO ESPECIAL