EQST

Como Regulada A Sntese E Liberaço Dos Hormnios Da Tireoide?

Como é regulada a síntese e liberação dos hormônios da tireoide?

REGULAÇÃO DA SECREÇÃO: A secreção dos hormônios tireoideanos é controlada pelo hormônio hipofisário tireotropina (TSH): Um aumento na liberação de TSH pela adeno-hipófise promove, na tireóide, um aumento na captação de iodeto, na síntese de tireoglobulina e em diversas outras etapas na produção dos hormônios T3 e T4.

O que é síntese de hormônios?

As glândulas do organismo humano são chamadas de endócrinas quando o produto é liberado para corrente sanguínea, ou de exócrinas quando a secreção é conduzida para alguma cavidade do corpo, ou para fora do corpo. As glândulas endócrinas secretam substâncias químicas que são chamadas de hormônios.

Quais os hormônios tireoidianos?

Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.

Qual é o nome dado ao aumento da síntese e liberação de hormônios tireoidianos?

O hipertireoidismo acontece quando a glândula tireoide inicia um aumento exagerado da produção e liberação de T3 e T4. Observam-se como sinais da doença: taquicardia, bócio, tremor, pele quente e úmida, alterações oculares, entre outros.

Quais as etapas necessárias para a síntese dos hormônios tireoidianos?

A síntese dos hormônios tireoidianos requer iodo (ver figura Síntese dos hormônios tireoidianos). O iodo, ingerido na alimentação e na água como iodeto, é ativamente concentrado pela tireoide e convertido em iodo orgânico (organificação) dentro das células foliculares pela peroxidase tireoidiana.

Como se chama a glândula que estimula o hormônio da tireóide?

A hipófise produz o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz a tireoide a produzir T3 e T4.

Qual a função do ACTH e onde é produzido?

– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.

O que estimula o TSH?

A secreção de tireotrofina (TSH) é determinada pelo efeito estimulatório do hormônio hipotalâmico estimulador de tireotrofina (TRH) e pela retroalimentação negativa exercida pelos hormônios tireóideos (HT). Superpostos, atuam outros reguladores e aferências do sistema nervoso central.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

O diagnóstico laboratorial do hipotireoidismo é feito através da dosagem sérica de TSH e T4 livre (T4L). O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98% e especificidade de 92% para definição do diagnóstico.

Qual o valor do TSH para hipotireoidismo?

Este é o caso do hipotireoidismo subclínico, que é uma forma inicial de hipotireoidismo. Os pacientes com hipotireoidismo subclínico costumam ter TSH um pouco elevado, entre 5,0 e 10,0 mU/L, e um T4 livre normal, entre 0.

O que acontece quando o T3 está baixo?

T3 alto: Normalmente confirma o diagnóstico de hipertireoidismo, sendo indicativo de doença de Graves, principalmente; T3 baixo: Pode indicar tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo neonatal ou hipotireoidismo secundário, sendo necessário a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico.