EQST

Qual A Regra Geral De Concordncia Nominal?

Qual é a regra geral de concordância nominal?

Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

Qual é a regra geral da concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Sujeito composto – em regra geral, o verbo vai para o plural.

O que é concordância entre as palavras?

Ao estudarmos os inúmeros assuntos contidos na gramática, vez ou outra encontramos algo relacionado à concordância, que, como sabemos, está relacionada ao ato de concordar, ajustar-se a algo. Desta forma, temos que muitas vezes o verbo ou o adjetivo concorda com o substantivo do qual se encontra mais próximo.

O que é concordância de número?

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.

O que é posposto ao substantivo?

Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos pode concordar com o mais próximo ou com todos, observando-se a primazia do masculino sobre o feminino e do plural sobre o singular: Estudo a língua e a literatura portuguesa (ou portuguesas). Comprei uma bolsa e um sapato esportivo (ou esportivos).

O que é concordância nominal Brainly?

A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gênero (masculino ou feminino) e o número (plural ou singular). Exemplo: Eu não sou mais um namultidão capitalista.

O que é concordância Brainly?

Resposta. Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Ex: As crianças comeram muito chocolate.

O que é anteposto e posposto ao verbo?

Ao empregarmos o adjetivo antes do substantivo, atribuiremos um valor enfático à ideia expressa. ... Além da ênfase, a ordem do adjetivo na oração (posposto ou anteposto) dará outro valor semântico.

O que é posposto ao verbo?

É o que se entende por ordem inversa, na qual alguns termos são encontrados em combinação contrária ao esperado (ex.: verbo + sujeito = sujeito posposto). ... Exemplos: Vivendo sozinho o ancião, sua saúde se tornara precária.

O que quer dizer posposto ao verbo?

adjetivo Posto em seguida a (alguma coisa); colocado depois: o argumento foi posposto à foto. Que se omitiu; que foi adiado ou postergado; preterido.

O que é anteposto?

Significado de Anteposto Posto diante. Preferido. Etimologia (origem da palavra anteposto). Particípio de antepor.

Quando o pronome está posposto ao verbo temos um caso de?

Mesóclise – O pronome situa-se entre o verbo: Entregar-lhe-ei o presente que me pediste. Ênclise – O pronome encontra-se posposto ao verbo: Apresentei-lhes a proposta durante a reunião.

O que é o sujeito da oração?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Como identificar o sujeito oculto em uma frase?

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.