[ Astronomia ] Ponto da esfera celeste situado na direcção descendente da vertical tirada do ponto do observador. ... Ponto situado na direcção do centro da Terra a partir do observador.
Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo. Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.
Zênite é um ponto de referência para a observação do céu, um conceito utilizado nas ciências naturais, principalmente na astronomia. ... Na astronomia, zênite define um dos eixos do sistema horizontal de coordenadas, nele a altura de um objeto é medida, em graus, a partir do horizonte, correspondendo sempre a 90°.
Zenith LF é um poderoso limpador decapante, super ativado que atua definitivamente onde outros produtos falham. É especialmente indicado para limpeza de ar-condicionado, serpentinas, aletas, condensadores e evaporadores de ar, silos agrícolas, telhas de zinco ou alumínio.
Resposta: O círculo máximo que separa os hemisférios é chamado horizonte celeste ou horizonte racional. O polo do hemisfério superior é chamado zênite, enquanto o do hemisfério inferior é chamado nadir.
Em astronomia temos a "esfera celeste", que pode ser considerada como um globo fictício de raio indefinido, cujo centro radial é o olho do observador. Na esfera celeste os pontos das posições aparentes dos astros, independentemente de suas distâncias, marcam esta superfície hipotética.
O horizonte é o plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Esse plano delimita a porção da esfera celeste que conseguimos enxergar. Os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste são as quatro principais direções sobre o horizonte, ortogonais entre si.
Sua altura é máxima (90 graus ).
O uso de uma carta celeste é extremamente simples e pressupõe apenas que o observador esteja familiarizado ao céu que observa. Um modo bastante intuitivo a que o usuário acompanhe a descrição da carta consiste em realizar sua leitura imaginando-a postada acima de sua cabeça, como paralela ao zênite.
Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.