A ginástica geral tem essa finalidade: todos podem e a devem praticar, não importa a idade, altura, peso, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental.
Há 5 modalidades de ginástica competitiva:
A Ginástica aeróbica pode ter vários tipos como a step, espetacular, jump e outras, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
Os 7 Passos Básicos da GAE são: Marcha Jogging (Corrida) Chutinho Chute Alto Polichinelo Elevações de Joelho Lunge (A Fundo) Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são: Força Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas. Força Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
Benefícios da atividade aeróbica Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc. Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo.
Se o objetivo for condicionamento cardiorrespiratório, faça primeiro o aeróbico. ... Se o aeróbico for feito antes, e os músculos utilizados acumularem acido lático, a realização subsequente de exercícios com pesos com os mesmos músculos também pode ser comprometida.
Evita lesões e dores no corpo; Ajuda na flexibilidade, coordenação e força tornando a execução dos movimentos adequada e eficiente durante o exercício; Protege e lubrifica as articulações, pois aumenta sua capacidade de suportar carga e impacto.
A ginástica aeróbica competitiva ou esportiva surgiu nos Estados Unidos da América na década de 1980 quando o Professor Cooper lançou suas primeiras idéias de condicionamento aeróbico no planeta. Nessa época, nos EUA, surgiram as formas de comunicação mais rápidas como fax, internet e TV a cabo.
Esse tipo de ginástica também é chamada de Ginástica Terapêutica por tratar má postura corporal e disfunções orgânicas causadas por stress. Indicado também para tratar pessoas que sofreram algum tipo de acidente (reabilitação física).
O objetivo das ginásticas alternativas é trazer algum benefício ou melhoria para a saúde e bem estar, mas sem a realização de muito esforço físico, ou seja, não são tão cansativas.
Algumas das principais modalidades de ginástica alternativa que podemos citar são:
E os cuidados que devemos ter ao praticar exercícios físicos? Resposta: Olá Leonardo, os malefícios são diversos como: lesões musculares, lesões articulares, fraturas ósseas, lesões cardíacas, queda da imunidade, irritabilidade, insônia, queda do desempenho e etc.
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente. Tudo isso contribui — e como! — para melhorar a disposição e encarar os desafios da rotina corrida com mais tranquilidade.
A ginástica terapêutica Lian Gong fortalece e molda o corpo, previne e trata de doenças e dores. É dividida em duas partes, cada uma com três séries de seis movimentos, totalizando 18 exercícios. “Através do movimento, o Lian Gong exercita o corpo físico através da focalização do olhar, concentra e repousa a mente.
Caracteriza-se como ginástica de competição aquelas em que existe uma preocupação em ser o número 1 do esporte, a conquistar medalhas e a chegar a alta performance do atleta. Portanto, a ginástica de competição pode ser tanto a ginástica artística, quanto a rítmica ou de trampolim.