A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.
Os dois principais métodos são: A lavra a céu aberto consiste em explorar o minério que se encontra em depósitos de menor profundidade. É o método de extração de minério que se encontra em depósitos próximos à superfície. Há, normalmente, exploração do minério até o esgotamento da mina.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.
O minério de ferro é a matéria-prima para a fabricação do aço, base de diversas indústrias, como a de carros e eletrodomésticos, e também da construção civil.
Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs, etc., fabricação de carros, etc.).
É um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).
O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo, perdendo apenas para a Austrália e para a China. No país, as reservas desse minério estão localizadas nos estados do Pará, Amazonas, Minas Gerais e Amapá. O termo bauxita vem do nome Baux, região do sul da França em que o minério foi descoberto.
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).
A extração da bauxita é realizada sob acordo com proprietários das áreas de ocorrência do minério. Depois de mineradas, as áreas são recuperadas pela Votorantim Metais. “Estamos sempre em diálogo com os donos das terras que definem como a área será recuperada.
Os principais métodos de lavra a céu aberto são os seguintes: Bancadas, Tiras e Pedreiras.
A região de Poços de Caldas, localizada no estado de Minas Gerais apresenta, entre outras atividades mineradoras, a extração de Bauxita, matéria prima para fabricação de alumínio.
Resposta: Em decorrência da necessária intervenção e alteração das características ambientais da região para que a extração mineral seja efetivada, o empreendimento minerário, acarreta o surgimento de áreas degradadas ao final da exploração, haja vista que o minério extraído não retorna ao seu local de origem.
Resposta. Resposta: Pois eles são provindos de fontes não renováveis (na verdade demoram MUITO tempo para se renovar), e com o alto consumo do mundo atual, estes recursos não tem mais muito tempo.