virginiana espécie de caquizeiro norte-americano como porta-enxerto. Época de plantio: junho a julho. Espaçamento (básico): 7 x 5m; para caqui não-taninoso: 6 x 4m. Mudas necessárias: 285/ha; para caqui não-taninoso: 410/ha.
A muda enxertada do caquizeiro dará frutos 3 anos após ser plantada, enquanto que uma muda não enxertada demora até oito anos para começar a frutificar. Dessa forma, quando bem cuidado, o caquizeiro é produtivo por mais de 25 anos.
Faça uma cova grande, de cm, encha-a com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos. Caso a sua terra seja ácida será necessário fazer a calagem, adição de calcário, para equilibrar o pH. Deixe descansar por 30 dias antes de colocar a nova muda.
Essas rachaduras são causadas por alterações climáticas. Condições extremas de seca ou de chuvas aceleram o desenvolvimento do fruto, em relação ao da casca, provocando a rachadura.
Pode plantar primeiramente em um vaso e quando a muda estiver pequena para o vaso, faça o transplante para o solo. Retire o caroço, limpe-o e delicadamente, quebre com um martelo essa casca dura e retire a semente de dentro. Plante direto no vaso, ou no solo, mas sem afundar a semente.
Para saber se ele está maduro, aperte-o delicadamente, se estiver no ponto certo, ele cederá. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se embaixo dele estiver preto, a fruta está passada, caso contrário, pode comprá-la.
A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta. Os frutos atingem o ponto ótimo de colheita entre quatro meses e meio e cinco meses e meio.
A fruta-do-conde, também conhecida como anona ou pinha, é uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.
Depois de perder muita graviola e pinha comprada verde, eu aprendi que, para tais frutas amadurecerem, não adianta colocá-las no forno. O segredo é molhá-las diariamente duas vezes ao dia e deixá-las em temperatura ambiente até ficarem molinhas.
Como fazer jaca amadurecer mais rápido Outra boa dica é colocar sal na jaca para amadurecer. Para isso, remova com uma faca o talo da fruta e no buraco gerado coloque sal, então basta esperar até o outro dia.
Identificar os pontos de colheita da jaca é simples: quando madura, ela fica amarelo-alaranjada, cede à pressão dos dedos ao ser apertada e exala seu perfume doce característico. Se o objetivo for colher a jaca ainda verde, corte-a quando ainda estiver durinha e com coloração esverdeada.