Os ácidos carboxílicos são compostos que pertencem à Química Orgânica, a parte da química que estuda os compostos que contêm carbono. No cotidiano, esses ácidos são encontrados no vinagre e manteiga rançosa, além de serem aplicados na produção de desinfetante e de sucos de frutas.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. ... De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Uma base (também chamada de álcali), de acordo com a química clássica, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas.
Hidróxidos, popularmente chamados de bases de Arrhenius, são compostos inorgânicos formados a partir da ligação de um cátion e um grupamento hidroxila (OH-). ... Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-.
A fórmula padrão da base, demonstrada acima, sempre apresenta o elemento metálico à esquerda do grupo hidróxido. O valor de x depende da carga do cátion formado pelo elemento metálico. Obs.: Existe apenas uma base em que o componente Y não é um metal, que é o hidróxido de amônio.
Hidróxido de césio (CsOH) é um composto químico consistindo de uma átomo de césio e um grupo hidróxido (também conhecido como hidroxila). É uma poderosa base, assim como outros hidróxidos de metais alcalinos, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.