EQST

Qual A Natureza Jurdica Do Cdigo Tributrio Nacional?

Qual a natureza jurídica do Código Tributário Nacional?

O Código Tributário Nacional ou CTN (Lei nº 5.

O que é o Código Tributário Nacional?

O Código Tributário Nacional – CTN (Lei nº 5.

O que é tributo de acordo com o Código Tributário Nacional?

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

É conceito de contribuinte?

Contribuinte é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realiza, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.

O que é o contribuinte de fato?

O “contribuinte de fato”, por outro lado, é quem suporta o ônus econômico do tributo, ou seja, a quem a carga é repassada e tem que pagá-lo, normalmente o consumidor final. Tributos indiretos, por sua vez, são aqueles em que há transferência do encargo financeiro.

É contribuinte quem a lei identifica como contribuinte?

Em outras palavras: o contribuinte é o único sujeito de direito (sujeito passivo) que pode figurar no polo passivo da relação jurídica tributária e cuja identificação é informada pelo critério pessoal passivo do consequente da norma impositiva de imposto. Se o sujeito passivo for outro (responsável ou substituto, p.

O que é contribuinte de fato e de direito?

Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o ônus fiscal. Esse aspecto é de importância fundamental na solução dos problemas de restituição do indébito tributário.

Qual a diferença entre imposto real e pessoal?

Imposto real é devido porque o contribuinte possui ou tem a propriedade de um bem. ... Enquanto no imposto real o governo olha o valor do bem possuído, no imposto pessoal ele olha a capacidade financeira do contribuinte. Por exemplo, o imposto de renda (que é pessoal) incide sobre a renda da pessoa.

Qual a diferença entre tributos diretos e indiretos?

Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. ... Já os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda da pessoa. Esse imposto segue o princípio da proporcionalidade: quanto maior a renda, maior será o valor do imposto. Um bom exemplo é o IR (Imposto de Renda).

Quem realiza o pagamento dos tributos indiretos ao Fisco e o contribuinte de direito?

O contribuinte de fato, por sua vez, é quem suporta o ônus econômico do tributo, ou seja, a quem a carga do tributo indireto é repassada, normalmente o consumidor final. Tributos indiretos são aqueles que comportam transferência do encargo financeiro.

Como funciona a partilha do IPVA entre os entes da federação?

Esse Pacto define como a receita dos tributos arrecadados será distribuída entre os entes da Federação, sendo que a logica desse sistema é que os estados e municípios mais pobres recebem a maior parte da arrecadação. ... O Distrito Federal acumula as competências dos Estados e Municípios.