EQST

Qual A Morfologia Do Vrus?

Qual é a morfologia do vírus?

Estes vírus podem apresentar formato esférico, filamentoso ou de "bala de revólver". O exemplo mais conhecido de vírus de morfologia complexa são os bacteriófagos (ou simplesmente, fagos). O fagos possuem partícula viral composta por uma "cabeça" (capsídeo), de simetria icosaédrica, e uma cauda helicoidal.

Como é a morfologia viral?

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois suas manifestações vitais ocorrem apenas no interior do corpo de outros seres vivos. Quimicamente, são formados por DNA ou RNA e proteínas. Alguns exemplos de vírus que podem ser altamente letais são a raiva e a Aids.

O que quer dizer a palavra morfologia?

A Morfologia trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras da Língua Portuguesa. A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras.

Como é o sistema de classificação dos vírus?

Os vírus podem ser classificados de acordo com a célula hospedeira que eles infectam: vírus animais, vírus de plantas, vírus de fungos e bacteriófagos (vírus que infectam a bactéria, que incluem os vírus mais complexos).

Quanto aos seus aspectos morfológicos os vírus podem ser classificados em?

A classificação dos vírus se baseia nas seguintes características: tipo de ácido nucléico (fita simples ou dupla e estratégia de replicação), tamanho e morfologia (simetria, quantidade de capsômeros e ausência ou presença de envoltórios), presença de enzimas específicas, susceptibilidade a agentes físicos e químicos ( ...

Como ocorre a formação do capsídeo viral?

Estrutura viral Muitos vírus possuem uma membrana externa adicional denominada envelope. cópias múltiplas de uma ou mais tipos de proteínas. Essas proteínas se associam entre si, formando unidades estruturais denominadas capsômeros. O conjunto do genoma mais o capsídeo de um vírion é denominado de nucleocapsídeo.

O que é uma viremia?

Presença de vírus no sangue.

Qual a composição do capsídeo viral?

Capsíde ou capsídeo é o invólucro de origem proteica dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.

Como é que os vírus se reproduzem?

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Qual é a estrutura básica de um vírus?

Não possuem metabolismo próprio independente do hospedeiro. Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.

Qual é a estrutura de um vírus Brainly?

Um vírus é constituído por uma capa protéica (constituída de proteínas) chamada capsídeo. O capsídeo protege o material genético de vírus, que pode ser DNA ou RNA. O conjunto do núcleo com o capsídeo é chamado de nucleocapsídeo. Os vírus são encontrados geralmente desta maneira.

O que são vírus Brainly?

Vírus são pequenos seres parasitas formados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos (seres humanos ou animais). O termo vem do Latim vírus que significa veneno ou toxina.

Quais as principais características dos vírus Brainly?

Resposta: Os vírus são seres acelulares e não possuem metabolismo próprio, sendo necessário se instalarem em outras células para se reproduzirem. Sua estrutura é bem simples: Envelope: nem todos os vírus possuem um (vírus nus), mas é basicamente uma proteção lipídica.

O que é peste negra Brainly?

peste negra foi o nome dado a peste bubônica no século XIV em sua maior epidemia. A doença é causada por uma bacteria, transmitida por pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores.

Qual a diferença entre pandemia epidemia e endemia Brainly?

Explicação: Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. ... Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Endemia: Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local.

Qual é a diferença entre epidemia e pandemia?

Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele. Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta.

Qual a diferença entre surto epidemia e pandemia?

Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

O que foi a peste negra resposta?

A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente. A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348.

Como a Peste Negra era transmitida Brainly?

Resposta: Peste negra é uma doença causada pela bacteria Yersinia pestis, que afeta primariamente roedores. Ela é transmitida de um roedor a outro por meio de pulgas, que ao morderem o roedor passam a carregar a bactéria. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada.

Como surgiu a peste negra Brainly?

Resposta. Explicação:surgiu em algum lugar da Ásia Central e foi levada por genoveses para o continente europeu. O resultado foi catastrófico, pois a doença atingiu praticamente todo o continente e resultou na morte de milhões de pessoas. ... Os historiadores acreditam que a peste negra surgiu na Ásia Central.

Quais cidades do Ocidente foram inicialmente contaminadas?

Resposta. 2. Genova, Veneza, Messina, Sarai, Tana, Caffa, Trebizonda, entre outras.