1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Sua vestimenta é branca com bandas, saiote e capacete de palha da costa. Tem ligação com Omolu e Oxum. Seu assentamento se difere de todos. Inlê – É novo e caçador, tem seu culto as margens do rio Irinlé, conhecido com caçador de Elefantes, o marfim é a sua conta, tem ligação com Oxuns, Oxaguiã e Iemanjá.
Oxossi Ibualama: Como os demais Oxóssi, é caçador, rei de Queto e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote. Um Oxóssi azul, Otim, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.
Durante o assentamento A argamassa é aplicada no contrapiso com a parte lisa da desempenadeira e depois utiliza-se a parte dentada do equipamento para formar sulcos na argamassa. Em seguida, a argamassa deve ser aplicada no fundo da peça, que já pode ser colocada no contrapiso.
O procedimento é idêntico: Coloca-se a bebida; a seguir coloca-se o Otá; cobre-se a tigela com o pano na cor do orixá; ilumina-se com uma vela de 7 dias e faz-se uma oração para que o Orixá alimente-o com o axé da sua bebida.
ARROZ ASSENTAMENTO: DENTRO DA BACIA UNTADA COM ORI, SO COLOCADOSOS DEMAIS ELEMENTOS. ESTA BACIA FICA SOBRE O APOTI/ APERE, COBERTA COM PANO BRANCO. OS PRIMEIROS A SEREM SACRIFICADOS SO OS IGBIN CUJO J VAIPARA O ASSENTAMENTO.
Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.
Um assentamento começa a ser construído sem pressa pelo médium, peça a peça, até que ele tenha no mínimo sete elementos do Orixá, todos já consagrados, tanto no seu ponto de forças quanto no seu centro de Umbanda.
Conhecido como dono das encruzilhadas e mensageiro dos orixás, é considerado o mais humano deles, sendo comparado equivocadamente ao diabo. O assentamento é uma representação do orixá no mundo material, pois segundo o sagrado não há representações humanas dos orixás na religião iorubá.
O alinhamento (ou assentamento) é importante para definir o layout das peças no chão e garantir que não fiquem tortas. Depois de escolher o piso que você quer para a casa, é hora de planejar a instalação. Nessa etapa, é preciso dar importância ao assentamento, processo que nivela e alinha as peças corretamente no chão.
Como proceder: De preferência em firmar sua esquerda em locais abertos, mas se você mora em um apartamento, poderá firmar em uma varanda ou área de serviço, longe de ralos e nunca debaixo de pias ou tanques, que são locais de descarga energética.
Para se fazer um bom trabalho na residência de alguém, assim que chegar, deve-se ir até o quintal, riscar um ponto de Exu, colocar um copo com pinga, firmar as velas nos seus pólos mágicos e invocar o seu Exu Guardião, pedindo-lhes que descarreguem todas as sobrecargas e recolham todas as demandas feitas contra os ...
A grosso modo, a direita trabalha com fatores irradiadores e a esquerda trabalharia com fatores consumidores. ... Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.
Exus e Pombas-giras doutrinados trabalham a serviço da Luz, assim como um preto-velho ou caboclo. São denominadas entidades “de Esquerda” porque encontram-se à esquerda dos sagrados orixás.
Qual a ação da esquerda em nossas vidas?
Na gira de direita as entidades atuam muito com aspectos subjetivos como o restauro da fé abalada, a libertação dos erros do passado, a cura espiritual etc.
Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.