Os seres decompositores possibilitam a decomposiçao da materia organica em seus elementos originais de forma que eles possam ser usados pelas plantas na geraçao de mais energia e materia organica dando continuidade a ciclagem de nutrientes e energia na cadeia alimentar.
Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes. ... Dessa forma, podemos concluir que a decomposição favorece a ciclagem dos nutrientes.
São de fundamental importância nos ecossistemas, pois sem eles haveria acúmulo de resíduos como animais, galhos, folhas mortos, e a matéria orgânica não retornaria às cadeias alimentares.
Resposta. Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados. ... Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres.
Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.
O trabalho baseia-se na observação sobre a decomposição pelos fungos e bactérias, encontrados no pão mofado, laranja mofada ou uma banana com a casca escurecida. Os alimentos, ao ficarem expostos ao ar livre, sofrem processo de decomposição depois de determinado tempo.
“A vida na Terra existe porque há um fluxo de energia e nutrientes entre os seres vivos”, diz Gouw. “Se não houvesse a decomposição, os nutrientes ficariam retidos nos cadáveres e nenhuma nova vida poderia ser produzida”. O único jeito de a vida continuar seria fazer essa reciclagem de nutrientes em laboratório.
Os fungos possuem um papel muito importânte principalmente na decomposição de matéria orgânica, se estes não existissem o equilíbrio da natureza seria totalmente comprometido, podendo assim comprometer por exemplo a produção de oxigênio, afetando diretamente a humanidade que precisa desse equilíbrio para se manter.
Na verdade, a bactéria subverte o mecanismo fisiológico das células fazendo com que micro-organismos unicelulares se escondam dentro delas e se protejam dos anticorpos. Estudos também recentes mostram que, só em contato com a célula eucariótica, o aparelho secretor da bactéria se abre e lança proteínas de virulência.
Se todas as bactérias fossem extintas da Terra, um importante processo, fundamental para a manutenção da vida no planeta, seria gravemente prejudicado.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
elas podem ser decompositoras da materia organica, fotossintetizantes, removem celulas mortas da nossa pele, fazem controle da nossa flora intestinal, protege o canal vaginal entre outras...
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
As células procariontes pertencem ao reino das bactérias. Há um grupo de bactérias que possuem grande importância ao homem. As bactérias são decompositores após morrerem, animais, plantas e outros seres vivos são decompostos por fungos e bactérias, sendo devolvido todos seus nutrientes para o solo.
Assim como as algas verdes, as cianobactérias podem ser encontradas associadas à fungos, cuja interação é denominada Líquen. ... É interessante salientar a importância das cianobactérias na fixação de nitrogênio, necessário para a síntese de DNA e proteínas, pois compõem as estruturas de nucleotídeos e aminoácidos.