O masseter é um dos quatro músculos do aparelho mastigatório. Ele eleva a mandíbula, causando um poderoso fechamento da boca. A contração da parte superior, que cursa diagonalmente à frente move a mandíbula para frente (protrusão).
Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes: Um ântero-lateral (superficial), e outro.
Músculo risório (“músculo do riso”): bochecha → ângulo da boca.
Possui uma inserção na gálea aponeurótica. A sua ação é de movimentar o couro cabeludo, enruga a fronte, eleva os supercílios e a pele do nariz. É o músculo da atenção, surpresa, horror e medo.
A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.
Função. O zigomático menor é um responsável direto pela tração do lábio superior, junto com o levantador do lábio superior e da asa nasal e o levantador do lábio superior.
O músculo zigomático maior é um músculo da boca. Se estende do osso zigomático até o ângulo da boca. Na contração, puxa o ângulo da boca súpero-lateralmente, dando a expressão facial de alegria, sorriso.
Os músculos zigomáticos maiores são um par de músculos faciais que se estendem diagonalmente do osso zigomático (motivo dos seus nomes) até o ângulo da boca.
O músculo levantador do lábio superior contribui para isso elevando o lábio superior, expondo, assim, os dentes maxilares. Ao executar essa ação, o músculo ajuda a realizar várias expressões faciais, tais como sorrir ou fazer cara de desdém.
O músculo orbicular da boca é que aquele que circunda a boca e permite contrair e fechar os lábios.
A dor no pescoço geralmente é causada por atividades que envolvem movimentos repetidos ou posturas prolongadas do pescoço. Isso pode resultar em fadiga (um músculo sobrecarregado em demasia), uma entorse (lesão de um ligamento), ou um espasmo dos músculos do pescoço.
4 formas simples de aliviar a dor no pescoço
Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.