O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.
Até o segundo mês de vida, os recém-nascidos ainda são incapazes de ter um sono profundo, por isso, não dormem por longos períodos e acordam de tempos em tempos para se alimentarem: tudo leva o tempo de mamar, digerir (enquanto dorme) e ficar com fome novamente.
Essa adaptação também vai depender do grau de prematuridade do bebê, mas em geral, com 8 meses de idade cronológica, ele deve começar a dormir a noite toda ou, pelo menos, por períodos mais prolongados. Além disso, é normal que o bebê prematuro durma mais que um bebê a termo, porém, por períodos mais curtos.
Como identificar um pico de crescimento Mais faminto: Seu bebê vai querer se alimentar com mais frequência, mesmo que você finalmente tenha conseguido entrar em uma rotina de alimentação. Se antes ele mamava de três em três horas, durante o pico de crescimento ele vai estar com fome a cada uma ou duas horas.
Quanto tempo dura cada pico de crescimento? Geralmente uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma não são períodos longos, alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.
O Pico de Crescimento tem a ver com crescimento físico e significa que o bebê está espichando. Os bebês não ficam maiores da noite pro dia para o dia, mas é comum que passem por um ganho de peso acelerado em alguns momentos.
É um salto de desenvolvimento motor e de interação com as coisas e as pessoas. Por volta dessa época o bebê começa a conseguir pegar melhor os objetos, ele melhora a sua coordenação motora. Além disso, nesse momento ele também descobre o sorriso e se abre para a interação social.