A concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, ou seja, o verbo da frase deve concordar em número (singular ou plural) e em pessoa com o sujeito. Desta forma, quando você for analisar uma frase, defina quem é o sujeito e depois veja se o verbo está concordando.
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Porque o substantivo está no plural e é feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.
Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.
Concordância nominal
Relação de concordância é aquela em que as palavras modificam sua forma (masculino, feminino, singular e plural) de acordo com as outras palavras a que se referem. ... Eu não posso dizer: "Os garotos ESTÁ jogando futebol.", pois se OS GAROTOS está no plural, obrigatoriamente o verbo vai para o plural(concordância verbal).
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
8) Quando o sujeito é o pronome relativo "quem", pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou em concordância com o antecedente do pronome. Exemplos: Fui eu quem pagou a conta. / Fui eu quem paguei a conta.
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.