O papel dos microrganismos na fertilidade do solo A microbiologia do solo exerce um papel fundamental no sucesso das lavouras agrícolas. ... Coletivamente, os microrganismos do solo desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e na fertilização do solo.
Microbiologia Agrícola: Compreende o estudo de micro-organismos associados à água, ao solo, às plantas e aos animais.
Os microrganismos atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos: bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários e algas.
Top 5 maneiras de cuidar do solo
O crescimento microbiano pode ser alterado por fatores ambientais que incluem a disponibilidade de nutrientes, humidade, temperatura, oxigénio e pH.
Nas culturas, de maneira geral, a matéria orgânica do solo influencia nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, com reflexo na estabilidade e produtividade dos ecossistemas da agricultura.
A comunidade microbiana do solo interage com a planta, ajuda na aquisição de nutrientes para seu crescimento – fixam nitrogênio, disponibilizam nutrientes do solo como fósforo, entre outros, age na tolerância contra a seca, presença de substâncias tóxicas entre outras, além de proteger contra o ataque de doenças.
Enxertos de uma planta acometida pelo vírus para uma saudável; contato mecânico, pelas mãos ou equipamentos contendo o vírus; disseminação do pólen e semente contaminados; e contato com vetores contaminados, principalmente pulgões e afídeos; são as principais causas de contaminação; sendo a saúde da planta o principal ...
Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos (vírus da tristeza, sacarose, exocorte e xiloporose do citrus), disseminação de pólen e sementes (mosaico comum do feijoeiro), ou mesmo por meio de vetores (vírus do mosaico do pepino).
As bactérias são seres microscópicos que se reproduzem assexuadamente por divisão binária, também chamada de cissiparidade. ... As bactérias se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição.
O ciclo de vida de populações microbianas pode ser calculado através da contabilização do número de células ou de componentes celulares[12]. A determinação do ciclo envolve geralmente duas características celulares: o número de células e a turbidez, subdividindo-se em[8]:
Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.