Remédios para gases
Essas dores podem ser acompanhadas por distensão na barriga, flatulência e / ou mudanças nos movimentos intestinais normais. Buscopan® fornece alívio direcionado e efetivo para essa dor. Entretanto, se a dor persistir, você deve consultar seu médico.
Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases. Suco de agrião ou cenoura, bem concentrados, são boas opções para lidar com o problema, assim como chá de algumas ervas. Confira receitas que ajudam a diminuir os gases.
Alimentos que reduzem os gases
O consumo de frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.
Estas são as frutas e os vegetais que mais provocam gases:
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO: VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO: Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre para cada medida de água com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água de molho para ajudar alimpar impurezas e evitar bactérias.
Reparou já que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo a dra. Christian, isso é porque ele está eliminando o fitato. Por isso, a água precisa ser trocada de tempos em tempos.
Por quê? Sim, o feijão, assim como outras leguminosas (grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha, por exemplo), provoca flatulência. A culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses vegetais.
A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.
Para algumas pessoas, o feijão pode causar flatulência, dor de estômago e inchaço abdominal. Isso se deve à presença de açúcares chamados oligossacarídeos, que podem causar problemas digestivos.
As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.
"O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar.
Como fazer lentilha?
Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino.
Servida nas festas de fim de ano para trazer sorte e fartura, a lentilha é um alimento bem nutritivo e, assim como o feijão, exige um modo de preparo específico. É necessário que você deixe a leguminosa de molho durante pelo menos 12 horas antes de cozinhar - assim, ela perde todos os antinutrientes e sujeiras.