O açúcar e o sal junto da água simulam o líquido que há no interior do corpo,e fazem com que o corpo se hidrate novamente após a perda de líquidos e sais minerais com os vômitos e as diarréias.
O sal serve para repor os eletrólitos perdidos, enquanto o açúcar serve para elevar a taxa de glicose no sangue. A glicose fornece energia para as reações químicas que acontecem no nosso organismo.
Para casos de desidratação leve, você pode oferecer o soro caseiro para o seu cão direto na tigela. Se ele se negar a beber, use uma colher ou seringa plástica sem agulha para administrar a solução. Em relação à quantidade ideal por vez, siga essa sugestão: 3 colheres de sopa (filhotes);
Quando o cão apresentar 1 ou 2 episódios de vômitos, e estiver relutante para beber água, é um bom momento para oferecer o soro caseiro. Quando houver vômito e diarreia juntos o ideal é que você leve seu pet ao médico veterinário, pois apenas o soro caseiro não será capaz de suprimir as necessidades do seu animal.
Sim. Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro.
Fique atento e descubra quais podem ou não podem entrar na hidratação do seu pet.
Para abrir o apetite de cachorro você pode oferecer outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenoura, iogurte desnatado e frutas na dieta de seu amigo peludo.
Para saber se o seu cachorro está desidratado, puxe, sem pressionar muito, a pele do animal atrás do pescoço. Em seguida, estique e deixe-a soltar. Em um cão hidratado, a pele deve voltar rapidamente ao lugar. Se você soltar a pele e ela voltar lentamente, seu cão provavelmente está desidratado.