Para calcular a data provável do parto (DPP) e saber o dia em que o bebê vai nascer, é necessário que a gestante saiba a data da sua última menstruação (também chamada de DUM), que corresponde ao primeiro dia da sua última menstruação.
Esse exame funciona através de um aparelho que emite ondas sonoras para produzir imagens. No caso do Ultrassom obstétrico, a medida que o som é emitido e projetado, ele desenha o que está dentro da barriga da mãe e, assim, a imagem vai sendo gerada em uma tela.
A pessoa é posicionada na maca – a parte do corpo a ser examinada pelo ultrassom não pode estar com roupas. É importante também que não haja ar entre o transdutor e a pele, o que comprometeria a qualidade das imagens. Para garantir, o médico radiologista lambuza o aparelho e próprio paciente com gel.
A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção pelos métodos laboratoriais mais sensíveis. Os testes de gravidez caseiros podem detectá-lo alguns dias depois na urina, dependendo de sua sensibilidade.