O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação.
Aconselhamento genético é o nome dado a uma avaliação feita por um profissional ou equipe especializada em Genética Clínica, com a finalidade de identificar possíveis condições hereditárias capazes de afetar um indivíduo ou suas futuras gerações, tais como anomalias genéticas, erros inatos do metabolismo e deficiências ...
O aconselhamento genético, portanto, só é indicado se o homem, a mulher, algum de seus filhos ou parentes apresentam doença genética herdada, como cardiopatias graves ou síndromes raras. Casos de abortos de repetição e casais cosanguíneos (primos de primeiro grau) também devem fazer a investigação.
Um geneticista é um profissional da ciência e da saúde, que atua no campo da genética. ... Para se tornar um geneticista, inicialmente, é preciso cursar graduação em biologia, biomedicina, bioquímica, biotecnologia, medicina, medicina veterinária, engenharia genética, engenharia florestal ou engenharia química.
O trabalho do psicólogo clínico perpassa o horário de atendimento do paciente, tendo em vista que este precisa fazer registros de cada sessão, investigação de cada caso, relatórios e possíveis encaminhamentos para outros profissionais da saúde, dependendo do caso.
Um Psicólogo Hospitalar ganha em média R$ 3.
Tabela de salários Psicólogo Clinico nas principais cidades
Já os psicólogos clínicos ganham em média R$ 2.