Estiolamento ocorre quando uma planta cresce na ausência total ou parcial de luz.
O estiolamento acontece quando a planta fica tão estressada pela falta de luz que cresce de forma anormal. A raiz cresce muito rápido e por isso, ficam alongadas e suas folhas acabam ficando pequenas e mais claras. ... 90% das plantas que a gente compra no mercado estão estioladas.”
Pois uma planta estiolada não voltará ao estado normal só com luz solar. Dessa forma, você pode realizar a decapitação de roseta principal e replantá-la novamente. Assim como, pode utilizar as folhas para criar novas mudas. Ou quem sabe você goste da nova forma que sua planta chegou e quer cuidar dela dessa forma.
Passo a Passo para replantar mudas de suculentas
Como crescem lentamente as suculentas e cactos o replantio é feito em intervalos de 2 a 5 anos, conforme a necessidade. A melhor época para o replantio é no inicio da primavera quando começam a aparecer novos brotos, mas também pode ser feita no decorrer do verão.
A montagem do vaso de vidro é mais criteriosa pois este vaso não possui saída de água. O excesso de umidade pode melar as raízes e caules das plantas. O primeiro passo é fazer a drenagem com argila expandida ou brita. Em seguida, deve-se colocar uma camada de carvão vegetal para absorção do excesso de umidade.
O truque é regar o seu terrário quando a terra já está praticamente seca, jogando um pouco de água ao redor da base da planta. Uma dica é: essas espécies costumam ficar com as folhas levemente enrugadas quando precisam de água – ou seja, elas contam quando é a hora de serem regadas novamente.
Aprenda como fazer um jardim em vidros de conserva
Ao cultivar em um vaso que não é vazado no fundo, é preciso ter atenção redobrada para que as raízes não apodreçam por excesso ou falta de água. Assim, existem algumas soluções que podem ser tomadas. Uma delas é utilizar o vaso duplo, também conhecido como cachepot.
Para fazer o plantio do lírio da paz, é necessário adicionar areia grossa no fundo de um vaso e, por cima, acrescentar o adubo orgânico e o humos, se desejar. Então, basta posicionar a planta no meio do vaso, e completá-lo com terra.
As orquídeas podem ser plantadas em vidro, observando algumas regras simples: é necessário escolher uma planta adequada para o plantio (deve ser saudável), um recipiente de vidro da forma correta, e também um bom solo. Depois disso, você só terá que monitorar cuidadosamente a rega.
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
10 dicas para cuidar melhor das suas orquídeas