A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias. ... A RESTINGA é um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Floresta Atlântica (ou Mata Atlântica), abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção.
A restinga protege os ninhos das tartarugas marinhas, atualmente ameaçadas de extinção, e serve de abrigo para espécies de crustáceos, como siris e caranguejos.
“Assim como acontece nas dunas, as áreas de restinga têm forte ocorrência de ventos, além de altas temperaturas e elevada salinidade. ... A restinga funciona ainda como uma proteção para o próprio manguezal, já que atua na estabilização desse outro ecossistema.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Biomas brasileiros e sua biodiversidade A biodiversidade presente nesses biomas está diretamente relacionada com a manutenção esse meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico. ... Porém, é comum vermos espécies da fauna e flora exóticas invasoras em nossos biomas.
Protege escarpas e encostas das serras; Fonte de alimentos e plantas medicinais; Lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida; E além claro, de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.
Ações de preservação Mas existem ainda diversas Escolhas Exponenciais, que são ações para serem feitas por todos para ajudar a atingir a ODS 15 e ODS 13, como por exemplo: “Plantar” água, produzindo alimentos no sistema Agroflorestal. Consumir produtos orgânicos.
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
Preservando a vegetação que temos, combatendo o reflorestamento com espécie única e geralmente não nativa, incentivando o plantio de árvores, proibindo a caça, captura e comércio de animais silvestres, promovendo a proteção das espécies animais ameaçadas, criando reservas com acesso limitado - são algumas medidas que ...
A relação entre o Esporte e o Meio Ambiente pode abrir os caminhos para a propulsão da educação ambiental. Já se nota esta tendência em prática de atividades que colocam o atleta diretamente em contato com a natureza durante sua execução, como a Vela, Triatlo, Pentatlo, Remo, entre outras.
São diversos os esportes que colocam o atleta diretamente em contato com a natureza e o meio ambiente durante sua prática. ... Segundo a professora de educação física Kátia Roiphe, as pessoas que praticam atividades físicas têm relações mais estreitas e de maior responsabilidade com o meio ambiente.
Os esportes que envolvem a natureza favoreceram a consciência da importância da atividade física à saúde, além de enfatizar a relevância dos recursos naturais a vida humana, e permite que sejam respeitados os espaços urbanos, compreendendo o valor dos espaços construídos e também os respeitando.
Como o solo não é pavimentado, veículos pesados como caminhonetes, quadriciclos e afins podem rachar o solo, danificando raízes e causando tempestades de poeiras (que é prejudicial para os próprios off roaders) e o aumento de sedimentação dos canais.
O esporte se relaciona com a natureza principalmente através do movimento esportivo denominado Esportes da Natureza. ... Isso exige que todos os envolvidos nos eventos esportivos, sejam esportistas, organizadores, público e mídia, tenham a compreensão de sua responsabilidade frente às questões ambientais.
Pode-se atribuir a isso o despreparo e amadorismo dos organizadores, a falta de infra-estrutura no local em que se realizam as atividades, a utilização de mão-de-obra sem conhecimento técnico e a utilização de equipamentos inadequados.
Explicação: