Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
A língua portuguesa tem várias palavras com RR. Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.
A regra ortografica de r e rr varia de acordo com a pronuncia da palavra , por exemplo quando a palavra leva duplo r , esta obedece uma duraçao na pronuncia isto e a consoante r e carregada enquanto que em palavras que levam apenas um r a palavra nao e carregada por.
Simples! Se o som do "R" for forte, você deverá escrever com duas letras "R" ("RR"), se for um som fraco, você deverá escrever com apenas uma letra "R".
O R intermediário ou R brando ocorre quando a letra R aparece no meio da palavra e entre vogais. Quando o R aparece no meio, mas entre vogal e consoante (e vice-versa), ele é classificado como R forte (R soprado). É o que ocorre em palavras como carta e sorvete.
Exercícios para falar o R corretamente
As letras que vêm imediatamente antes e depois do rr são vogais. Perceba que o -rr sempre aparece entre vogais. Essa é a regra.
Par que o R fique forte entre vogais, é preciso dobrá-lo, ou seja, colocar mais um R. Assim, o R ficará com o som soprado, que é pronunciado com mais força, como em "terra" e "barriga".
Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO, Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER, Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR.
No entanto, vou referir-lhe algumas a respeito do emprego de s, ss, c ou ç, todos com valor de /s/.
Para assumir som de /s/ entre vogais, deve-se colocar os ss – senão a palavra fica com som de /z/. 4. Se a palavra contar com consoante precedida de vogal, nesse caso emprega-se apenas s. Por exemplo: descanso, farsa, remorso.
Quando usar CH? Utiliza-se ch em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche,… e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo,…
Vamos saber agora quando utilizá-lo:
Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.
A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.
A separação de sílabas é feita principalmente por soletração, mas existem diversas regras para divisão correta das sílabas das palavras. É preciso conhecê-las e compreender quando alguns grupos consonantais e vocálicos se separam e quando ficam na mesma sílaba.
SEPARAR EM SÍLABAS
saúde (sa-ú-de)
Sílaba tônica de ônibus: ô-ni-bus (proparoxítona); Sílaba tônica de bola: bo-la (paroxítona); Sílaba tônica de pêssego: pês-se-go (proparoxítona); Sílaba tônica de sofá: so-fá (oxítona).