A ingestão adequada de cálcio e sua suplementação são indicados para o tratamento e prevenção da osteoporose. Já a vitamina D é um nutriente importante na manutenção da saúde óssea, uma vez que suas principais funções são a regulação da absorção intestinal de cálcio e a estimulação da reabsorção óssea.
O leite e seus derivados são as mais conhecidas fontes de cálcio e devem ser consumidas em três a quatro porções diárias. Ainda é possível encontrar o nutriente em alimentos como gergelim, quinoa e verduras de folhas verde-escuras.
Para quem tem mais de 60 anos: são indicados os multivitamínicos com vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, cálcio, fósforo, iodo e zinco. Para quem busca mais energia e resistência: os complementos com vitaminas B2 e B12, vitaminas C e D, niacina, ácido pantotênico, fósforo e potássio.
Estimulante de apetite manipulado para ganhar peso com saúde
Os alimentos como arroz, aveia, milho, batata, abóbora, mandioca e pão são importantes fontes de energia e, por isso, devem ser os principais ingredientes das refeições dos idosos.