De uma forma simplificada, motivação é o movimento para a ação. São as razões que conduzem um indivíduo a realizar uma determinada ação. ... A motivação está conectada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado pelo indivíduo para alcançar determinado objetivo.
Para esse teórico existem três níveis de necessidades: existência, relacionamento e crescimento (ERC), que combinam os cinco níveis propostos por Maslow. Na base de sua pirâmide trifásica, as necessidades de existência são compreendidas como aquelas correspondentes às fisiológicas e de segurança.
Numa reação à famosa Hierarquia de Necessidades de Maslow, Clayton Paul Alderfer (1940), psicólogo norte-americano formado na Universidade de Yale e criador desta Teoria condensou as cinco necessidades humanas de Maslow em apenas três categorias: Existência, Relação e Crescimento (growth em inglês).
“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404). “Entendemos por motivo algo que incita o organismo à ação ou que sustenta ou dá direção à ação quando o organismo foi ativado”.
A palavra motivar, significa: dar motivo a, causar, expor motivo.
Deixe para trás as opiniões e expectativas de outras pessoas para assumir o controle da sua motivação....4 apps que vão te deixar mais inteligente
A motivação é muito importante para combater a falta de vontade de fazer as coisas. Mas, quando ela acaba, ficamos sem saber o que fazer. As coisas perdem o sentido e não temos nenhuma vontade de agir. Quando isso acontece, as coisas param de fazer sentido e, ficamos inertes perante a vida.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria 4hunter, com mais de 500 profissionais, as principais causas de falta de motivação no trabalho são salário abaixo da expectativa, clima pesado e falta de reconhecimento profissional.
Aumente o seu ânimo!
A falta de concentração nos estudos pode ter origem dentro do cérebro, na comunicação entre os neurônios. Essa dificuldade de concentração é um problema catalogado na medicina e tem nome: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Dicas. Tudo começa com a escolha de um local de estudos adequado. É importante ter um ambiente confortável para estudar (tomando o cuidado para não ser confortável demais e perder o seu foco) e sem distrações. “Esse local precisa ser organizado e ter tudo o que o estudante vai utilizar: cadernos, livros, estojo…