NO3-
O que explica esse resultado: O SALITRE possui 15% de N sob a forma nítrica + 14% de Potássio (K2O) + 18% de Sódio (Na) + traços de boro, cobre e molibdênio. Por essa composição, o SALITRE POTÁSSICO se torna um adubo especial para a pastagem.
As principais aplicações dos nitratos são em remédios, como vasodilatadores em tratamentos de angina do peito (dor no peito causada pelo baixo abastecimento de oxigênio pelo fluxo de sangue ao músculo cardíaco) e de disfunção erétil masculina.
Normalmente é encontrado na natureza, sendo esta a mais importante de suas fontes de comércio. Os territórios da Argentina, Bolívia, Chile e Peru possuem as principais reservas naturais do nitrato de sódio.
Nitratos/Vasodilatores:
O nitrato de amônio é um sal constituído pelos íons NH4+ (amônio) e NO3- (nitrato). É um composto sólido que, quando puro, tem coloração branca. É muito utilizado como fertilizante agrícola, mas também pode ser aplicado na fabricação de explosivos, pois é uma substância muito oxidante, logo comburente.
Essa decomposição vai gerar gás nitrogênio, gás oxigênio e vapor de água. Esses três gases como a reação libera calor, eles vão expandir, e essa expansão é o que explica a grande explosão que chocou o mundo inteiro", diz.
(Ufla-MG) Quando o nitrato de amônio decompõe-se termicamente, produz-se gás hilariante (N2O) e água. Se a decomposição de 100g de NH4NO3 impuro fornece 44g de N2O, a pureza do nitrato de amônio é: ( Dados: N= 14; H= 1; O= 16.) NH4NO3 ---> N2O + H2O.
Pode ser produzido pela reação entre sulfato de amônio [(NH4)2SO4] e nitrato de cálcio [Ca(NO3)2], de acordo com a reação: (NH4)2SO4 + Ca(NO3)2}→ 2 NH4NO3+ CaSO4.
A principal suspeita até o momento sobre a causa do acidente é de que a explosão tenha partido de um hangar que armazenava mais de duas toneladas e meia de Nitrato de Amônio (NH4NO3), substância química altamente inflamável que estaria guardada há anos no local.
Segundo o governo, a explosão de terça (4) foi causada pela detonação de 2.
Bem ao lado do porto, os enormes silos de concreto, estruturas de 50 metros de altura carregadas de grãos, protegeram boa parte da região sul da cidade da onda destrutiva. Ainda de pé, estas impressionantes estruturas inauguradas em 1971, funcionaram como uma espécie de amortecedor, segundo especialistas.
O Líbano vive um período de forte instabilidade política e atravessa sua pior crise econômica em décadas, marcada por desvalorização da moeda, hiperinflação e demissões em massa. A crise também faz com que o país enfrente um colapso nos hospitais para atender os feridos em Beirute.
Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.
Uma grande explosão em um armazém na região do porto de Beirute, capital do Líbano, deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos, segundo o governo local. ... A suspeita é que a explosão tenha atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante.
O Rosus era o cargueiro que levava o nitrato de amônio que explodiu em Beirute. ... De uma só vez, 2,75 mil toneladas de nitrato de amônio, um material altamente explosivo, entraram em combustão, causando uma enorme tragédia, que deixou até o momento mais de 135 mortos e mais de 4 mil feridos.
Um armazém de óleo e pneus no porto de Beirute, no Líbano, pegou fogo nesta quinta-feira (10). Por enquanto, não há relatos de pessoas feridas. Há cerca de um mês uma megaexplosão atingiu esse mesmo porto e a região residencial do entorno.
Uma grande explosão em um armazém na região do porto de Beirute, capital do Líbano, deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos, segundo o governo local. ... A suspeita é que a explosão tenha atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante.