O Sistema Sepror, por meio do serviço de ATER, tem incentivado a cultura da mandioca através do uso de tecnologias e boas práticas de cultivo tais como: preparo de área mecanizada, correção da acidez do solo, adubação, arranjos espaciais (espaçamento), alinhamento e balizamento do plantio, tratos culturais e manejo, ...
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.
Quanto ao plantio da mandioca, geralmente, é uma operação manual, podendo ser feito em covas preparadas com enxada ou em sulcos construídos com enxada, sulcador a tração animal ou motomecanizados. Tanto as covas como os sulcos devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade.
Épocas de colheita As épocas mais indicadas para as colheitas são aquelas em que as plantas se acham em "período de repouso", ou seja, quando, pelas condições de clima (temperaturas mais baixas e quase nenhuma chuva), as plantas já derrubaram as folhas, atingindo o máximo de produção de raízes e de reservas de amido.
A produtividade média dos produtores de mandioca do São Francisco sergipano é muito baixa, entre 10 e 15 toneladas por hectare. No entanto, existem variedades disponíveis com potencial produtivo acima de 50 toneladas por hectare, chegando a até 70 toneladas.
Cada tonelada da raiz rende 200 quilos de farinha e 50 quilos de goma. A farinha é ingrediente da tapioca, iguaria muito consumida no Ceará.
Segundo levantamento da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a caixa de 22 kg de mandioca, que chegou a ser vendida por R$ 17,00 agora é vendida por R$ 12,00.
Mandioca - Ceasas
16° 28°
Mandioca
Geralmente, o espaçamento entre fileiras de mandioca varia de 1,00 x 0,50 m até 2,00 x 1,00 m, usando-se uma ou duas fileiras de milho entre duas de mandioca, alternadas com fileiras de feijão. Para garantir uma melhor germinação, usam-se três sementes por cova, tanto para o milho como para o feijão.
Sari explica que culturas que se desenvolvem debaixo da terra, como mandioca, batata e amendoim, devem ser plantadas na lua Minguante. Já o feijão, milho, arroz, entre outras culturas, devem ser semeadas na Crescente. Para mim sempre deu resultado.
Época de plantio O mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano, desde que sejam observadas as necessidades de irrigação. Prefira plantar no início das chuvas e assim diminuir os custos de irrigação.
Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.