Lógica - Inferência - Conclusão é consequência necessária da premissa. ... Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e uma conclusão. Há argumentos formados por apenas uma premissa e uma conclusão. São as inferências.
Consiste em começar com fatos encontrados em uma base de conhecimentos e manipulá-los com as regras (de inferência) tentando chegar a uma conclusão. É também chamado de raciocínio dirigido por dados (“data driven”).
Verificado por especialistas. No caso podemos afirmar que a interferência dedutiva diz respeito partir de um caso geral para um caso específico. Já o método indutivo diz respeito partir de um caso específico para deduzir um caso geral.
Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta. O raciocínio indutivo é o oposto do raciocínio dedutivo.
Diferenças entre Raciocínio Indutivo e Dedutivo O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.
O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da ciência aristotélica. ... Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, é correto afirmar que o método indutivo consiste a) na derivação de consequências lógicas com base no corpo de conhecimento de um dado período histórico.
Os testes de raciocínio fluido buscam mensurar o constructo da inteligência fluida. De maneira geral, são elaborados baseados em metodologias da psicometria e possuem validação estatística a partir da coleta de dados numa amostra populacional.