A Tríplice Entente foi uma aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança. Surgiu no início do século XX, em 1907.
A crise nos Balcãs começou em 1908, quando a Áustria resolveu anexar ao seu território às províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, cobiçadas pela Sérvia e Rússia. A Alemanha declarou apoiar os austríacos. ... A vitória daqueles pequenos países balcânicos contra os turcos impressionou o mundo e alarmou a Áustria.
Os países que surgiram a partir do desmembramento do Império Austro-Húngaro são a Áustria, Hungria, a República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina.
O Estado criado pela dinastia dos Habsburgo no sudeste da Europa desintegrou-se no final da 1º Guerra Mundial. Em 3 de novembro de 1918, foi assinado o acordo de cessar-fogo, selando o fim do Império Austro-húngaro. ... Mas o conflito acabaria levando à desestruturação do Estado austríaco.
Resposta. A Alemanha e o Império Austro-Húngaro tiveram que ceder grandes partes de seus territórios e ainda tiveram que pagar reparações financeiras significativas aos países vencedores.
Resposta:O. assassinato de Francisco Ferdinando, líder do Império Austro-Húngaro, que ocorreu em Sarajevo, na Bósnia, fez começar o conflito entre o Império Austro-Húngaro e países como Bósnia e Sérvia.
Em 1867, os Habsburgos foram forçados a dividir seu império em duas partes. Surgiu assim um novo império, o Austro-Húngaro. As duas nações formaram uma monarquia dual (um só rei para dois países), que se manteve até 1918. ... Após a guerra, os vários povos que integravam o Império Austro-Húngaro proclamaram independência.
Ela poderia ter sido evitada se não houvesse a intenção econômica e de conquistas de espaços territoriais por parte dos reinados europeus da época. A guerra nasceu com um sérvio-bósnio, Gavrilo Princip, de 19 anos, que foi provavelmente o homem mais importante do último século.
Pan-eslavismo foi um movimento político e sociocultural do século XIX, que buscava a união de todos os povos eslavos. Procurava também um antecedente comum das formas variadas dos povos eslavos da Europa, tendo em mente objetivos diferentes.
O Imperialismo figurou como uma das questões centrais da Primeira Guerra Mundial, tanto pelo revanchismo francês pela perda do território da Alsácia-Lorena, quanto pela divisão e monopólio da exploração dos países da África e Ásia.