Resposta Esperada: O professor pode elaborar projetos que explorem a diversidade artística cultural, étnica,sexual, econômica, etc; desenvolver trabalhos em grupos; mediar conflitos em sala de aula; sensibilizando os estudantes para tolerância à diversidade.
O currículo oferece um conjunto de práticas que possibilitam a interação entre as identidades sociais e culturais. ... O espaço curricular pedagógico evidencia a consolidação da diversidade e da pluralidade cultural a que se vivencia no mundo contemporâneo./span>
Para ensinar a turma toda, independentemente das diferenças de cada um dos alunos, temos de passar de um ensino transmissivo para uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, conexional, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber.
Por isso o currículo escolar tem por obrigação ser elaborado por uma equipe pedagógica preocupada com o ensino sobre diversidades culturais, associando uma reflexão integradora de teoria e prática, reflexão e ação. ... Tendo como objetivo geral relacionar cultura, currículo e diversidade cultural na escola.
No entanto, o currículo escolar pode ser o espaço para a inserção da diversidade, compreendendo as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Para tal, todos nós precisaremos passar por um processo de reeducação do olhar.
A esse respeito Libâneo entende que existe ensino porque há cultura, e o currículo é a seleção e a organização dessa cultura. ... Ele está carregado de poder, pois selecionar os conhecimentos implica atitude de poder, de decisão, de escolha, que normalmente está pautado numa visão de sociedade, de escola, de cultura.
É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado. Dentro de um mesmo currículo escolar, é possível perceber outros três modelos: o social, o oculto e o estruturador./span>
O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.