A fundação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON) aconteceu em 1949, a fim de integrar economicamente União Soviética, Bulgária, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia, países do Leste Europeu e impedir o avanço do Plano Marshall sobre a região.
O plano Marshall foi uma ajuda econômica dos EUA para os países CAPITALISTAS, já a comecon ( agência comunista de informação), foi uma resposta da URSS ao plano Marshall. A comecon tinha como objetivo coordenar o movimento comunista em todo o mundo.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial.
O Plano Marshall, Foi o principal plano dos Estados Unidos com o objetivo de reconstruir os países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O COMECON foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947.
O Plano Marshall foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, que foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados a ele da Europa, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Vale ressaltar que a Doutrina Truman tinha em vista proteger o capitalismo mundial, enquanto o Plano Marshall buscava o fortalecimento e ampliação do sistema capitalista. ... A ação militar dos Estados Unidos é bem intensa sob a Doutrina Truman, com intervenções militares na guerras: Guerra da Coreia (1950-1953)
A Doutrina Truman defendia o mundo capitalista contra o comunismo. ... Tanto a Doutrina Truman quanto o Plano Marshall eram políticas que auxiliaram os países envolvidos na segunda guerra mundial com o interesse de adquirir aliados contra a URSS para conter o expansionismo socialista.
A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter o avanço do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.
A doutrina Truman foi caracterizada por um momento pós-segunda Guerra Mundial, durante o período conhecido como Guerra Fria, que consistia em uma política externa realizada por Truman (presidente dos EUA na época), no sentido de acabar com qualquer tipo de socialismo que ainda existisse no mundo.
Resposta: Ao sair da Guerra, a União Soviética aspirava ampliar a atuação do socialismo, a começar pelo leste europeu. ... Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista.
O Plano Marshall foi elaborado pelo general George Catlet Marshal, secretário do estado do governo Truman. Consistia na reconstrução dos países europeus destruídos pela guerra, entretanto, o principal motivo seria combater a influência comunista na Europa Ocidental. E não tinha a participação da União Soviética.
O Cominform (“Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários”) e o Comecon (“Conselho para Assistência Econômica Mútua”) foram a resposta soviética para o Plano Marshall.
Basicamente, o objetivo, tanto do presidente norte-americano (Truman) quanto o do líder da União Soviética (Stalin) era conseguir propagar seu modelo de sociedade e conquistar o maior número de adeptos pelo mundo, conseguindo assim, garantir o poder mundial.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele serviu na França com a Guarda Nacional como oficial da artilharia. Depois da guerra, Truman foi dono de uma retrosaria antes de juntar-se ao Partido Democrata....
Designa-se por contenção uma política dos Estados Unidos usando estratégias militares, econômicas e diplomáticas para parar a propagação do comunismo, aumentar a segurança da América e a influência exterior, e evitar um "efeito dominó".
Tanto Truman quanto Stálin organizaram as suas estratégias pós-Segunda Guerra Mundial para prestar apoio econômico mútuo (reconstruindo os países devastados pela Segunda Guerra) e com garantias de defesa militar.
Fizeram parte do evento cerca de 700 conselheiros militares. Dentre eles destacam-se três importantes figuras: Franklin Roosevelt (dos Estados Unidos), Josef Stalin (da União Soviética) e Winston Churchill (do Reino Unido).
2-) A afirmação de Winton Churchill se dava por conta do posicionamento Militar Soviético de Stalin sobre a Europa durante a Segunda Guerra Mundial, que ao contra atacar a Alemanha Nazista apartir de (1942-1943) não apenas libertava os países ocupados ( Polônia, Tchecoslováquia, ou a região dos Bálcãs) como também ...
O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação, como anteriormente decidido na Conferência de Ialta, e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética).
Em 1945 ocorreu a Conferência de Potsdam onde foi decidido que a Alemanha seria dividida pelo domínio de quatro países. ... Uma delas passou a se chamar República Federal Alemã (RFA) e o setor oriental (soviético) se tornou a República Democrática Alemã (RDA). Berlim permaneceu dividida entre as duas.
As decisões tomadas pelos países que estiveram na Conferência de Potsdam resultaram em exploração do território alemão e enfraquecimento do nazismo e do fascismo, sendo a divisão da Alemanha entre França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e URSS a decisão de maior impacto.
Essa constante "atualização" ficaria conhecida como corrida armamentista. É considerado como ponto inicial desta competição o lançamento pelos americanos, em 1945, das duas bombas atômicas em solo japonês. Quatro anos depois, em 1949, foi a vez da União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear.
A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.