O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro do País, São Paulo é o Estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa.
O trânsito prima, geralmente, pela organização, fluindo em faixas de tráfego numa direção particular, com cruzamentos e sinais de trânsito. O trânsito pode ser separado em classes: motorizado ou não motorizado (bicicletas, carroças e pedestre). ... Elas governam as interações entre veículos distintos e pedestres.
Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.
Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso ) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo. ... O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção.
O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro.
Sem faixa, mas com segurança Se o local de travessia não possuir faixas para pedestres em suas proximidades, procure passarelas, esquinas com semáforos e locais próximos a lombadas e outros meios de retenção de velocidade.
Veja abaixo 10 atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro:
Acreditamos que a cultura de segurança é levar o motorista a ter atitudes seguras não porque está sendo vigiado ou será punido, mas porque irá salvar a sua vida e de outras pessoas. Quanto mais responsável for o motorista perante a sociedade, mais licença e autoridade terá para trabalhar.