A diferença, porém, está no fato de que os cursos nas faculdades públicas são muito mais concorridos do que nas particulares. Consequentemente, o estudante deve alcançar uma nota muito alta para conseguir uma vaga. ... Nesses casos, investir em uma faculdade particular talvez seja a melhor opção.
De forma geral, as instituições federais são de melhor qualidade, pois o fluxo de recursos arrecadado acaba sendo maior. Contudo, isso não quer dizer que universidades estaduais, por exemplo, não sejam eficientes. Há muitas que são renomadas no país, como a USP e a Unicamp, dentre outras inúmeras.
Os professores são excelentes, com linhas de pesquisa relevantes para o Brasil e de muito alto nível. Tratando-se de da USP Leste, os espaços no geral estão bem cuidados, os laboratórios não são perfeitos, mas são bem equipados e tem constante manutenção.
O estresse também pode fazer parte das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas saiba que não é obrigatório ter feito o Exame para entrar em uma boa faculdade particular. Muitas instituições, inclusive, trabalham com diversas formas de ingresso e têm iniciativas próprias de bolsas e descontos.