EQST

Qual A Estrutura Do Estado?

Qual é a estrutura do Estado?

De acordo com a nossa Constituição Federal, que é a norma mais importante do nosso páis, os Poderes da União são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cada um desses poderes são autônomo, ou seja, são livres para tomar as suas próprias decisões, desde que respeitem a Constituição.

Qual o nome da forma de organização do Estado?

O Brasil adotou como Forma de Estado a Federação, nesse tipo de Estado existe uma grande descentralização, existindo pessoas jurídicas autônomas politicamente. Podemos compreender como consequência da autonomia política, as seguintes: Auto-organização: entes criam suas próprias constituições Ex: Constituições Estaduais.

Quais as formas de organização do Estado moderno caracterize as?

O Estado Moderno teve formas de organização a partir do fim da Idade Média. Com o fim do feudalismo, teve o início os estados absolutistas. ... Era um estado pesado, com altos impostos e corrupção. Porém, com a ascensão da burguesia, o estado absolutista ficou inviável pela sua arbitrariedade e os altos impostos.

O que é uma organização federativa?

Conceito. Federalismo, ou federação, representa um sistema político no qual vários estados se unem para formarem uma organização maior, conservando a autonomia de cada um dos grupos. Em outras palavras, é um Estado integrado por entidades territoriais autônomas e que possuem governo próprio.

O que que é federalismo?

Federalismo é um modo de organização política de um país, que possibilita o exercício do poder em grandes territórios, geralmente com grandes diversidades cultural, econômica e social, mediante a divisão administrativa dos governos em unidades subnacionais: estados, províncias, condados, municípios, cidades, distritos ...

O que é a Federação Brasileira?

O Brasil adotou o federalismo desde a proclamação da República em 1889. Estado federado é forma de Estado soberano, com personalidade jurídica de Direito Público Internacional e com capacidade para a autoderminação. É um todo formado pela união dos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

Qual é o significado da palavra república?

O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.

Quais as principais características da República e da Federação?

i) Descentralização política: Os entes da federação possuem autonomia. Conforme o princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal (art. ... 1º da CF).

São impostos dos estados-membros da federação brasileira?

Os Estados e Distrito Federal não repartem ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) e a União não reparte II (Imposto de Importação), IE (Imposto de Exportação), IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) ou IExG (impostos extraordinários de guerra).

Quais são os impostos de competência dos estados?

São eles: Imposto de Importação, Imposto de Exportação, Impostos sobre Grandes Fortunas, IPI, Imposto de Renda, Impostos Residuais da União, OF, IEG (Imposto Extraordinário de Guerra), ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural). Os Estados, por sua vez, são competentes para instituir o ITCMD, ICMS e IPVA.

Quais são os impostos de competência dos Estados e do Distrito Federal?

  • IPTU. O IPTU é imposto municipal, de competência dos Municípios e Distrito Federal (Art. ...
  • ISS. O ISS é imposto municipal, de competência dos Municípios e Distrito Federal (Art. ...
  • ITBI. ...
  • ITCMD. ...
  • ICMS. ...
  • IPVA. ...
  • Imposto de Importação. ...
  • Imposto de Exportação.