Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica por conta própria. É o prestador de serviços a outra pessoa que não tem vínculo empregatício, mas pode ter um contrato. Trabalhador informal não tem vínculo, nem carteira assinada ou qualquer tipo de contrato.
AUTÔNOMO – CONCEITO O Vocabulário Jurídico de Plácido e Silva designa autônomo: ... Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.
O trabalhador autônomo é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, ou seja, por conta própria e assume de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual, não tendo obrigações diretas para com o contratante, a não ser a da entrega do serviço combinado.
Os profissionais que trabalham como PF têm o direito de se inscrever na Previdência Social e contribuir para o INSS para garantir benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e etc. O valor da contribuição deve ser de 11% sobre o salário mínimo e de 20% quando se tratar de uma quantia maior.
Conheça profissões autônomas que estão em alta no mercado