Os altos níveis de poluição atmosférica podem afetar drasticamente as funções orgânicas pulmonares e desencadear doenças respiratórias, como a asma e bronquite crônica. A poluição do ar também aumenta em grande número o risco de doenças cardiovasculares agudas, como o infarto, doenças arteriais e outras.
Quais são as principais doenças causadas pela poluição do ar?
A diferença entre doenças causadas pelo ar e doenças transmitidas pelo ar é basicamente que a primeira é um agente causador enquanto que o segundo é um canal de transmissão.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. ... Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite.
A utilização de termoelétricas, carros altamente poluentes, bovinoculturas e outros processos industriais geram bastante gases que poluem o ar.
Contaminação é um caso particular de poluição. Assim, um ambiente contaminado é um ambiente poluído, mas a recíproca não é necessariamente verdadeira. A contaminação refere-se à introdução no meio ambiente de qualquer produto ou organismo em concentrações nocivas à vida animal e vegetal.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Resposta: Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Olá. A poluição do ar ocorre principalmente devido a ação humana de forma a poluir o ar seja com indústrias, emissões de gases por meio de veículo, dentre outros tipos de poluição ar.
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente. ... Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.
Existem diversas fontes de poluição atmosférica sendo as mais comuns os motores à explosão dos veículos automotores que libera no ambiente os gases CO2, CO e fuligem. ... Outras fontes de poluição importante são as indústrias siderúrgicas e as queimadas de florestas.
Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico. ... Incluem-se nesta lista as substâncias formadas pela reação de certos poluentes com a radiação advinda do sol.
Monóxido de carbono (CO)
A poluição do ar ou poluição atmosférica é gerada pelo lançamento de poluentes tóxicos na atmosfera, por exemplo, poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos, hidrocarbonetos.
Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. ... O ser humano que vive em sociedade está constantemente produzindo lixo, além de gerar também uma grande quantidade de poluentes que afetam o ar, os solos, as plantações, áreas naturais e outros.
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.