Resposta. Se analisar bem, a esfera possui apenas um vértice que a circula, já a esfera possui mais de 1 vertice considerando a parte de cima e a parte de baixo que servem de "tampa".
Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera.
Sua pergunta está muito genérica, pois sólidos como CUBO, TETRAEDRO, PARALELEPÍPEDO, por exemplo, são formados por superfícies PLANAS. São tantos,é só lembrar dos inúmeros POLIEDROS que é mais fácil, falar dos que NÃO SÃO formados por superfícies planas, como ESFERA, CONE,CILINDRO,TORO. Boa sorte e bons estudos.
Para calcular sua área, multiplicamos a medida da base com a medida altura. Como as medidas são as mesmas, multiplicá-las é o mesmo que elevar o lado ao quadrado. A área do retângulo é dada pela multiplicação da base pela altura.
As noções primitivas da Geometria são o modo como compreendemos os elementos matemáticos que dão base para a construção dos conhecimentos geométricos. Esses elementos são ponto, reta, plano e espaço.
Geometria plana: também chamada de Geometria Euclidiana, estuda o plano e o espaço baseando-se nos postulados de Euclides; Geometria Espacial: realiza o estudo de figuras tridimensionais. Nessa área de estudo, é possível calcular o volume de um sólido geométrico.
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
Citado anteriormente, o cálculo da área do retângulo é obtido por meio da multiplicação da base pela altura. A partir de exemplos é possível observar melhor a aplicação da fórmula. Logo, o retângulo tem uma área igual 160 cm².
Área = (diagonal 1 × diagonal 2)/2 ou A = (d1 × d2)/2. Exemplo: uma forma de quatro lados apresenta dois lados com comprimento igual a 4 metros. Você pode descobrir a área desse quadrado multiplicando sua base por sua altura: 4 × 4 = 16 metros quadrados.