O jogo é a atividade com regras que o definem, pode ser considerado como uma disputa que tem como finalidade a diversão; brincadeira é entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo. O jogo é como se fosse uma consequência da brincadeira.
Os jogos são classificados da seguinte forma: Grandes jogos: são os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar. Pequenos jogos: são aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força.
As autoridades de classificação mais utilizadas em todo o mundo são a ESRB, PEGI e COCIND.
De uma forma simplista, o sociólogo Yonnet (2004, p. 112) avança com uma classificação dos desportos em duas categorias: perfeitos e imperfeitos. O futebol, o atletismo, o basquetebol, são, para si, perfeitos. O boxe (nobre arte) e o judo são imperfeitos.
Com esses argumentos, isto é, analisando o jogo quanto à sua estrutura, Piaget classifica os jogos, em: de exercício (sensório-motores), simbólicos; e de regras, sem esquecer suas variedades.
Na concepção de Piaget, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação.
(NEGRINE, 1994, p. 4). Sendo assim, Piaget define jogos de exercício como podendo ser jogos de exercício de pensamento como jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes” (XAVIER).
O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação. ... O jogo simbólico exerce um papel fundamental na vida da criança.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas.
O jogo simbólico aparece na sexta fase da inteligência sensório-motora, alcança seu apogeu no período pré-operatório e declina 10 período das operações concretas. No jogo simbólico a criança transforma um objeto num outro ou atribui à sua boneca ações semelhantes às suas.
E é pelo brincar, especialmente pelo jogo simbólico, que a criança pode reviver situações quotidianas. ... Isto possibilita a compreensão e a reorganização das suas estruturas mentais. Assim, o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário.
Através do jogo simbólico, também conhecido como brincadeira de faz de conta, a criança pode imaginar, criar, imitar, assumir diferentes papéis e experimentar situações distintas. Pode encurtar tempos ou estendê-los, bem como atribuir diferentes significados aos objetos que manipula.
Além de divertido, brincar de faz de conta ajuda as crianças a aprenderem muito sobre si mesmas e o mundo à sua volta. Saiba mais! As crianças aprendem muito através de sua imaginação. ... Esse tipo de brincadeira não é tão simples como parece, e ajuda a criança a desenvolver muitas habilidades.
Os jogos simbólicos ou, mais comumente, o famoso e simples faz-de-conta, possuem forte importância na formação social das crianças que através da imitação podem perceber a diferença entre o eu e o outro, aproximam o brincar da realidade por elas vivida dentro e fora do ambiente escolar e acabam, por assim dizer, ...
O faz de conta é a maneira como ela começa a interagir com o mundo à sua volta e traz para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. Quando ela brinca, representa papéis, cria interações e enredos.
As brincadeiras de faz de conta são jogos simbólicos, porque se baseiam no uso de símbolos, ou seja, usamos algo para representar outra coisa. As crianças podem usar um objeto para representar outro, como fingir que uma colher é uma escova de cabelo, ou que uma toalha é uma capa.
A brincadeira de faz de conta é considerada um poderoso instrumento de desenvolvimento da capacidade imaginativa e criativa da criança. ... Através do faz de conta a criança entra em contato com regras e desenvolve a linguagem verbal, pois imaginando a criança se comunica, constroi narrativas e expressa desejos.
As brincadeiras imaginativas, que conhecemos como faz de conta, são muito comuns durante a infância. Ou seja, com as brincadeiras de faz de conta ele consegue digerir e acomodar as diversas experiências pelas quais passa, bem como os sentimentos e as emoções que vivencia. ...