Erro absoluto e erro relativo Também, pode ser tratados pela Análise Numérica ou pela Estatística. Ao módulo deste valor, chama-se de Erro absoluto de X. ... No entanto, na prática não temos acesso ao erro relativo e temos que usar o majorante deste.
Etapas de cálculo de erro percentual Subtraia um valor de outro. A ordem não importa se você está descartando o sinal (tomando o valor absoluto. Subtraia o valor teórico do valor experimental se estiver mantendo os sinais negativos. Esse valor é o seu "erro".
Subtraia a densidade aceita a partir da densidade medida. Divida a diferença pelo valor aceito para a densidade e multiplique o quociente por 100 [(densidade medida – densidade aceita) ÷ densidade aceita x 100 = erro percentual].
A incerteza padrão do resultado de uma medição, quando este resultado for obtido de valores de outras grandezas, é denominada incerteza padrão combinada e designada por uc.
A incerteza combinada nada mais é do que uma combinação entre todas essas incertezas, e ela é o cálculo da raiz da soma quadrática dessas fontes.
Para obter a medida, divide-se o passo pelo número de divisões do tambor. Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso. Leitura no micrômetro com resolução de 0,01 mm.
Como usar o instrumento de medição linear 'micrômetro de profundidade' em milímetro centesimal (0,01mm) Role até o final da página, arraste e solte o tambor da visualização maior na vertical para aproximação fina ou o tambor da visualização menor na horizontal para avanço rápido.
Olhe para as linhas sem identificação em uma régua métrica.
Utilização das partes e tipos de medidas. Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.