A embriologia é uma área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.
A Embriologia é a área da biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões, desde a fecundação até a formação completa dos seres vivos. Ela analisa a constituição, divisão e crescimento dos órgãos de um animal, a partir de uma célula. ... A parir de então, o embrião passará por etapas: Mórula, Blástula, Gástrula.
O desenvolvimento animal é um processo contínuo, iniciando-se no zigoto e tendo no nascimento um ponto marcante. ... Quando os animais, ao nascer, diferem significativamente dos adultos considera-se que estes apresentam um desenvolvimento indirecto, passando por metamorfoses.
O blastômero é a estrutura que resulta da divisão do ovo fertilizado durante o desenvolvimento embrionário. No seu caminho até ao útero, o ovo permanece livre nos líquidos da secreção tubária e uterina. Aqui não vai crescer, mas divide-se activamente fazendo com que se diminuam o tamanho das células-filhas.
O número de embriões que chegam ao estágio de blastocisto depende da qualidade dos óvulos e espermatozoides. Nas mulheres com idade abaixo de 37 anos e o marido com sêmen com poucas alterações, cerca de 50% dos embriões iniciais chegam a blastocisto.
1- Estimulação da Ovulação Normalmente, a mulher desenvolve um único folículo por ciclo. No processo de FIV-TE existe uma necessidade de um número maior de folículos maduros, pois na maioria das vezes, nem todos os óvulos coletados são fecundados.
No ciclo menstrual natural, apenas um folículo ovariano se forma e ovula, liberando um único óvulo. A figura ao lado mostra o aspecto, no ultrassom, de um ovário com quatro folículos: três menores e um maior (D), que é o que vai ovular.
O que é a contagem de folículos antrais (CFA)? Todos os folículos medindo entre 2 e 10 mm de diâmetro médio são contabilizados. A partir da soma é possível classificar a reserva ovariana. Se a conta resultar um número menor ou igual a 8, indica uma baixa reserva ovariana e, consequentemente, um baixo potencial fértil.
De forma simplificada, podemos dizer que os folículos antrais são as capsulas que guardam os óvulos. Quando dizemos que a mulher nasce com uma reserva ovariana de 1 milhão de óvulos, na realidade estamos falando de folículos, que potencialmente podem ser óvulos, mas na maioria das vezes não será.
A ultrassonografia para a contagem de folículos antrais é utilizada para avaliar o número de folículos (cada folículo abriga um óvulo) presente nos ovários. Consiste em um exame de ultrassonografia transvaginal realizado entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual, preferencialmente.
Os ovários refletem a idade cronológica da mulher. Não importa o quanto jovem ela pareça, os óvulos envelhecem com o passar dos anos. ... Se a mulher tiver esta perda aos 40 anos, clinicamente chamamos de envelhecimento precoce do ovário ou insuficiência ovariana.
Os folículos são cavidades preenchidas por fluidos nos ovários. Cada folículo contém um óvulo não desenvolvido. Você precisará registrar a duração do seu ciclo pelo menos por alguns meses para começar a compreender como ele funciona. O nível de estrogênio está mais baixo no primeiro dia de sua menstruação.
Os cistos foliculares evoluem de um folículo formado para abrigar o óvulo e liberá-lo em direção às trompas, no período da ovulação. Se esse folículo não se romper para liberar o óvulo, ele continua acumulando líquidos e crescendo, formando então um cisto. Na maioria dos casos, ele desaparece em algumas semanas.
Assim como é verdade que só um ovário pode cumprir a função do ausente e você terá todo mês um óvulo que pode ser fecundado, o ciclo reprodutivo das mulheres com um só ovário durará menos tempo que o das mulheres que contam com ambos.
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
Como saber se eu estou ovulando?