EQST

Qual A Importncia Da Biossegurança No Laboratrio?

Qual a importância da biossegurança no laboratório?

Seguir as normas de biossegurança implica também em conseguir uma melhor preservação do meio ambiente, por meio da descontaminação ou da eliminação dos riscos de exposição. Isso torna o local apto para o manuseio seguro e promove o descarte adequado dos materiais utilizados, evitando a poluição de rios e solos.

Qual o objetivo das boas práticas de laboratório?

Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.

Em que locais a biossegurança pode ser aplicada?

As ações aplicadas pelas empresas nas comunidades que ficam ao seu redor devem ser obrigatoriamente supervisionadas por um órgão competente. A biossegurança atua também em lugares que se aplicam a tecnologia moderna, como por exemplo, laboratórios de analises, hospitais, indústrias e outros.

Qual é a importância da biossegurança para o profissional da saúde?

Já a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica biossegurança como um conjunto de ações que têm o objetivo de prevenir, diminuir, controlar e eliminar riscos relacionados às atividades médicas e hospitalares que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente.

Quais são as medidas para a implantação de Biossegurança em ambiente de trabalho?

Os equipamentos requeridos Luvas, avental, uniforme ou jaleco com mangas compridas. Obrigatório uso de calçados fechados; óculos de segurança e protetores faciais devem ser utilizados sempre que necessário.

Quais são os grupos de risco em biossegurança?

Grupos de Riscos Biológicos

  • Grupo de Risco 1 (nenhum ou baixo risco individual e coletivo) ...
  • Grupo de Risco 2 (risco individual moderado, risco coletivo baixo) ...
  • Grupo de Risco 3 (alto risco individual, baixo risco coletivo) ...
  • Grupo de Risco 4 (alto risco individual e coletivo)

Quais são os grupos de riscos ambientais?

Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos. São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos.